Vostok-Europe K3 Submarine

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vostok-Europe K3 Submarine

Mensagem  Iloper em Qui Fev 07, 2013 6:44 pm

Boa noite meus caros colegas

Hoje tive uma boa notícia à minha espera na caixa de correio.
Após anos em que tive a coroa do meu Vostok Europe moída decidi que era hora de a mandar arranjar. Mandei mail para a VE e desde logo me responderam a re-encaminhar para o importador nacional, a SRI. Prontamente me deram a morada, prontamente resolveram a questão e com um serviço que me parece muito bom.
Em primeiro lugar enviaram-me cordialmente catálogos de outras marcas representadas por eles, além do da Vostok-Europe. Como entretanto a bracelete do meu relógio já tinha sido mudada por uma da concorrencia da qual não gostava especialmente, mandei vir uma de silicone com fecho de báscula e a original que vinha com o meu relógio.
A coroa foi reparada e agora com a bracelete de borracha posso dizer que o ar do relógio sofreu um upgrade de status, na minha opinião. Muito na moda nos relógios suiços de topo, agora percebo o porquê do ar desportivo que dão ao mesmo tempo que ficam com outro ar mais premium.

Vejam o resultado:

O meu primeiro automático e é excelente Smile

Última edição por Iloper em Qui Fev 07, 2013 10:55 pm, editado 1 vez(es)
Iloper
Admin

Ver perfil do usuário http://fazedoresdetempo.maisforum.com

Re: Vostok-Europe K3 Submarine

Mensagem  Martinho em Qui Fev 07, 2013 9:37 pm

Ilper, só uma palavra:
LINDO!
Diga-me, em quanto pode ficar um "brinquedo" desses?

João Martinho

Martinho

Ver perfil do usuário

Mensagem  Paulo Girão em Qui Fev 07, 2013 9:54 pm

Custou vir resposta... Eu por outro lado ainda aguardo resposta a 4 emails enviados à SRI... Daqui a pouco faz um ano Shocked

O que interessa é que finalmente ficou resolvido... Original é original.
Cuidado com essas coroas, uso com "pressas" dá mau resultado Embarassed

Paulo Girão

Ver perfil do usuário http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/

Mensagem  Iloper em Qui Fev 07, 2013 10:58 pm

Paulo Girão escreveu:Custou vir resposta... Eu por outro lado ainda aguardo resposta a 4 emails enviados à SRI... Daqui a pouco faz um ano Shocked

Bem verdade.. Como já disse aqui no forum não gosto especialmente de coroas de rosca... O Sr. Jorge parece-me bastante acessível e expedito. Tente novamente Cool

Martinho, a coisa boa é que quando vieram novos eram baratos. Dessa leva a SRI ainda tem alguns Wink Dê uma saltada ao site www.sri.pt
Iloper
Admin

Mensagem  Kutusov em Sex Fev 08, 2013 5:25 pm

Paulo Girão escreveu:Custou vir resposta... Eu por outro lado ainda aguardo resposta a 4 emails enviados à SRI... Daqui a pouco faz um ano Shocked

Paulo, como relojoeiro, uma dúvida que nunca consegui esclarecer muito bem... é possível converter um relógio com coroa de rosca num normal? Estou a pensar especialmente em modelos da Moscow Classic e afiliados que usam o Molnija 3602/3 e onde a haste é empurrada automaticamente para a posição de corda por uma mola... como funciona isso? Essa mola tem de estar no tubo da caixa mas como prende à haste? E se se substituir simplesmente por um tubo liso sem estrias, a haste manteria as suas três posições por clics já que isso depende do mecanismo?

Eu penso que teoricamente a resposta é "sim" a todas as questões, mas depois fico a pensar se o comprimento da haste terá sido calculado para a primeira posição ficar rente à caixa ou não, já que com a rosca a funcionar isso deixa de interessar e pode ser feito a olho. Também nunca tentei ver como funciona um tudo destes... tira-se como? É cravado, enroscado ou depende?

Kutusov

Ver perfil do usuário

Mensagem  Paulo Girão em Sab Fev 09, 2013 8:09 pm

Kutusov escreveu:

Paulo, como relojoeiro, uma dúvida que nunca consegui esclarecer muito bem... é possível converter um relógio com coroa de rosca num normal? Estou a pensar especialmente em modelos da Moscow Classic e afiliados que usam o Molnija 3602/3 e onde a haste é empurrada automaticamente para a posição de corda por uma mola... como funciona isso? Essa mola tem de estar no tubo da caixa mas como prende à haste? E se se substituir simplesmente por um tubo liso sem estrias, a haste manteria as suas três posições por clics já que isso depende do mecanismo?

Eu penso que teoricamente a resposta é "sim" a todas as questões, mas depois fico a pensar se o comprimento da haste terá sido calculado para a primeira posição ficar rente à caixa ou não, já que com a rosca a funcionar isso deixa de interessar e pode ser feito a olho. Também nunca tentei ver como funciona um tudo destes... tira-se como? É cravado, enroscado ou depende?

Caro Kutusov

Desculpe responder só agora... Então vamos por partes.

Quando Você desenrosca a coroa (para poder dar corda ou acertar algo)... Há de facto uma mola que empurra isto... Ela está alojada na própria coroa.

Todo este conjunto pode ser alterado para a forma que menciona (sem o tubo e coroa roscado), sem influenciar os ditos clicks que menciona... esta função é efectuada pelo tiret e pelo freio tiret, colocados estrategicamente no mecanismo.

Há vários tipos de tubos e coroas que também são e tornam o relógio estanque... Os roscados são no meu entender eficazes, mas e se Você esquece ela desapertada... "chapéu", vai entrar água na certa... Entende? Ela estanca bem apertada... As outras na minha opinião são excelentes (claro que são estanques até certo ponto)... Se for para fazer mergulho e com pressões atmosféricas elevadas, então terá de ser a coroa roscada e de boa qualidade.

A haste que Você comenta, ela é denominada na gíria por tige... A tige tem alguns entalhes para correr o collant e o pinghon collant e é presa pelo tiret... A parte roscada desta é onde aperta a coroa, e sim, isto tem um comprimento estratégico para o casamento coroa/caixa... Se mexer no tubo e coroa, vai ter de mexer neste conjunto também.

Espero ter ido de encontro à questão e ter "desmistificado" este conjunto... qualquer questão estejam à vontade.

Cumprimentos
Paulo Girão

Paulo Girão

Mensagem  Kutusov em Sab Fev 09, 2013 9:31 pm

Obrigado Paulo, então a coisa funciona de forma ligeiramente diferente da que eu pensava...

Engraçado que quando estava a pensar disto é que apercebi que tenho este relógio feito pela Aristo (encomendado pela empresa que está no mostrador)...

...com resistência de 20ATM e a coroa não é de rosca Shocked Imagino que tenha de ter um sistema pouco convencional de o-rings porque é uma solução que quase ninguém adopta.
Kutusov

Ver perfil do usuário

Mensagem  Paulo Girão em Sab Fev 09, 2013 10:14 pm

Caro Kutusov

Tem de ter forçosamente um sistema de orringues e estes devem de ser bem "lubrificados" (cuidado, isto não é com oleo) Mad

Os 20ATM que julgo inscrito na tampa do relógio não são reais ok? 20 ATM equivale sensivelmente a 20,265 Bar ou 293,918988 PSI... Isto quer dizer que existe uma força de 20,6645491 Kgf por Cm quadrado, ok?

Isto equivale ainda a 206,64549055998 Metros de coluna de água [mH2O]... Se não estou em erro.

O relógio novo, até pode ser que suporte esta pressão (Eu duvido), mas nada como comprovar isso mesmo no momento... Aliás qualquer relógio, mesmo e principalmente todos os de rosca.

O seguro morreu de velho

Grande abraço
Paulo Girão

Última edição por Paulo Girão em Sab Fev 09, 2013 10:25 pm, editado 1 vez(es)
Paulo Girão

Mensagem  Kutusov em Sab Fev 09, 2013 10:25 pm

Eu sei Paulo, obrigado! E de qualquer forma nem na banheira os meto Laughing
Kutusov

Ver perfil do usuário

Mensagem  Paulo Girão em Dom Fev 10, 2013 12:17 pm

Kutusov escreveu:Eu sei Paulo, obrigado! E de qualquer forma nem na banheira os meto Laughing

Se fizer as manutenções adequadas e o teste regularmente não vejo problema algum.

Tudo de bom
Paulo Girão
Paulo Girão

Mensagem  Kutusov em Dom Fev 10, 2013 10:41 pm

Já agora... existe algum recurso online com os nomes das coisas em português? O pouco que eu sei foi de forma autodidacta em forums e recusros online, mas tudo em inglês. É por isso que traduzi "a olho" "stem" por haste... não faço a mínima ideia como se chamam as coisas em português. Embarassed
Kutusov

Ver perfil do usuário

Mensagem  Paulo Girão em Dom Fev 10, 2013 11:07 pm

Kutusov escreveu:Já agora... existe algum recurso online com os nomes das coisas em português? O pouco que eu sei foi de forma autodidacta em forums e recusros online, mas tudo em inglês. É por isso que traduzi "a olho" "stem" por haste... não faço a mínima ideia como se chamam as coisas em português. Embarassed

Não há, ou por outra é uma "miscelandia" pegada... Um conselho!! Crying or Very sad Não traduza... Stem está óptimo
Paulo Girão

Mensagem  Kutusov em Dom Fev 10, 2013 11:17 pm

Pois, eu uma vez procurei mas também fiquei com essa ideia... aportuguesamentos de inglês e francês nas várias variantes de português de Portugal e português do Brasil...
Kutusov

Ver perfil do usuário

Mensagem  Paulo Girão em Dom Fev 10, 2013 11:32 pm

Kutusov escreveu:Pois, eu uma vez procurei mas também fiquei com essa ideia... aportuguesamentos de inglês e francês nas várias variantes de português de Portugal e português do Brasil...

Por aí Embarassed
Paulo Girão

Mensagem  Iloper em Qua Fev 13, 2013 9:29 pm

Se bem que um compêndio dos nomes em Portugues era bem Dr Paulo Wink
Iloper
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado