VJ 7750 - Movimento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

VJ 7750 - Movimento

Mensagem  Iloper em Sab Dez 22, 2012 1:53 am

Boa tarde a todos caros colegas do forum

Hoje vou fazer uma review diferente. Vou falar de um movimento que está dentro de um relógio e nem tanto do relógio em si que mais tarde apresentarei.
O movimento em si é ETA Valjoux 7750. Peço desde já desculpa por alguma incorrecção, mas lembrem-se que sou fã, não entendido de relógios Laughing

Usado por muitas marcas como o cronógrafo automático por excelencia. Podemos vê-lo em Breitlings, Zeno , TAG Heuer, Victorinox, Omega etc etc. Claro que alguns alterados em algo, outros pedidos em acabamentos mais bonitos/precisos à ETA, mas basicamente o mesmo movimento.

A análise que vou fazer é do ponto de vista da utilização apenas. Não me perguntem dados específicos porque para esses há isto:
http://people.timezone.com/library/horologium/horologium631672313433425752 (inglês)
e isto
http://www.chronomaddox.com/valjoux_7750_engine.html (inglês)

Automatico
25 rubis
28800 bpm


Utlizado por mim durante uma semana inteira até agora, o movimento tem um ponteiro dos segundos quase em movimento sem interrupção (graças ao rápido batimento do seu coração) Movimento preciso (máximo de +-15s por dia) e uma alegria de ouvir ganhar corda. Não sei se isto se passa com os outros cronos automaticos, mas o pendulo roda e só quando este para, o movimento ganha corda que se ouve bem. Delicioso! Apresenta dia da semana, data, horas, pequeno ponteiro dos segundos, de minutos e marcação de tempo ate 12h. Sempre quis ter um relógio com este movimento. Tinha uma pancada com os Olech & Ways e os Zeno, mas acabei por ir para um mais desportivo. Apesar de tornar as caixas dos relógios um pouco altas, é de uma suavidade e um refinamento que adoro. Além de que tem a vantagem clara de ser um crono muito fácil de usar e que nada tem a invejar aos melhores quartz que são bem mais comuns e tentam ter a mesma suavidade de um mecanico.

Aconselho!

Por favor completem esta informação... Foi só um relatorio de utilização, mais do que uma análise!
avatar
Iloper
Admin

Mensagens : 277
Data de inscrição : 05/11/2012

Ver perfil do usuário http://fazedoresdetempo.maisforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VJ 7750 - Movimento

Mensagem  Paulo Girão em Seg Dez 24, 2012 11:36 am

Olá

Penso que pouco mais há a dizer sobre este execelente mecanismo... De facto "peca" pela altura e que obrigou a uma caixa deveras alta.

Há uma peça no mecanismo de colocação fácil, mas que alguns relojoeiros "desatinam", acabando por danificar a platine.
Já perdi a conta de quantos mecanismos destes passaram na minha humilde bancada Smile .

Parabéns aos possuidores.

Bem hajam
Paulo Girão
avatar
Paulo Girão

Mensagens : 144
Data de inscrição : 13/12/2012

Ver perfil do usuário http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VJ 7750 - Movimento

Mensagem  Kutusov em Sab Jan 12, 2013 10:05 pm

Uma pergunta que nunca consegui esclarecer muito bem... é verdade ou não que este mecanismo tinha por objectivo inicial ser um cronógrafo automático barato e que só ganhou o estatuto depois de marcas de prestígio o adoptarem? E claro, pela escassez devido à restrição de fornecimento do grupo Swatch...

Pergunto isto porque o mecanismo custa fortunas que não me parecem corresponder à qualidade aparente. Aliás, nenhum mecanismo ETA/Valjoux da gama baixa e média (porque não conheço os outros) me parecem merecer o dinheiro que custam. Há uns tempos estive a trabalhar num 2824-2 e fiquei mal impressionado pela fragilidade de muitas das peças e pelas soluções complicadas para coisas simples que eles arranjam. Não sei como se chama ao "Keyless works" em português (a parte do mecanismo por baixo do mostrador que determina as posições e funções da coroa) mas essa parte, por exemplo, é abismal comparada com mecanismos bem mais antigos e "inferiores" como um Poljot 3105. O novo clone da Miyota é muito mais barato e parece-me bastante mais sólido, é uma pena ainda não ter sido adoptado pela maioria dos construtores.

Não estou a dizer que sejam maus, mas não serão super-estimados no seu valor?

EDIT: Já agora Paulo, é relojoeiro ou só curioso como eu? Pergunto porque não faço a mínima ideia a quem confiar os meus relógios em Portugal, por ignorância minha... ultima vez que tentei um muito bem cotado no Porto, não só me deu cabo do relógio ainda me queria cobrar o concerto da asneira que ele fez...
avatar
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VJ 7750 - Movimento

Mensagem  Iloper em Qua Jan 16, 2013 1:08 am

O Dr. Paulo é relojoeiro de confiança Smile

Info sobre o movimento:
http://www.watchtime.at/archive/wt_2008_03/WT_2008_03_156.pdf

O VJ7750 é um excelente movimento. No meu caso, mostra-se super reactivo ao movimento do pulso. o rotor roda bem...(um pouco como a Orient)
Muito fiável ao nível do manter do tempo. Não acredito que o grau do meu seja o elevado( não tem grande emblezamento), mas é sem dúvida fiável, certo e com um funcionamento super suave... Nada a dizer.
Segundo consta, é usado em todas as marcas que estão nesse pdf porque é fácil de trabalhar com o movimento e adicionar-lhe complicações. Não deixa é de ser um VJ7750 na sua génese, seja um Sinn, um Breitling ou um Frank Muller
avatar
Iloper
Admin

Mensagens : 277
Data de inscrição : 05/11/2012

Ver perfil do usuário http://fazedoresdetempo.maisforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VJ 7750 - Movimento

Mensagem  Kutusov em Qua Jan 16, 2013 2:03 am

Exacto, a base é sempre o 7750, mesmo com marcas como a Junghans que usa o que eles chamam o J880.2 que é uma referência que faz lembrar um outro mecanismo da casa que já usaram há muitos anos. O que é na verdade é um 7750 que alguns dizem ser modificado mas, para além de decoração e rotor próprio, não sei bem muito bem em que mais é modificado.
avatar
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VJ 7750 - Movimento

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum